terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A Alma é potencialmente Divina

"A Alma é potencialmente Divina. A finalidade da vida é manifestar essa divindade interior pelo controle da natureza, interna e externa.
Faça isso por meio da ação, do culto, do domínio da mente, ou da filosofia - por um, mais de um ou por todos esses meios - e seja livre.
Nisso consiste a religião. Doutrinas, dogmas, rituais, livros, templos, ou imagens são apenas particularidades secundárias."
Swami Vivekananda

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PENSAMENTO PARA O DIA – 30/12/2008

A maldade de nenhum ser humano é incorrigível. Pelo esforço consciente, os hábitos podem ser modificados e o caráter refinado. Pelo serviço abnegado, renúncia, devoção e oração, os velhos hábitos que atam o homem à terra podem ser descartados e novos hábitos que nos conduzem ao longo do caminho Divino podem ser instilados em nossas vidas.

SATHYA SAI BABA

PENSAMENTO PARA O DIA – 29/12/2008

O homem é um amálgama de corpo, mente e espírito. Os sentidos de percepção e ação, que formam os componentes do corpo, estão ocupados contatando o mundo objetivo. A mente examina, experimenta e julga. Ela decide, após discernir, que palavra ou ato será benéfico. Ela tenta separar o bom do mau, o ato virtuoso (Punya) da ação pecadora (Paapa), o verdadeiro do falso e o permanente do temporário. O Espírito, ou Atma, é a base impassível. A sua qualidade é de ser (Sath), mas ele está sempre atento, sempre consciente (Chith). E quando a consciência é pura e constante, tal estado é de bem-aventurança divina (Ananda).

SATHYA SAI BABA

PENSAMENTO PARA O DIA – 28/12/2008

Na busca de uma vida boa e divina, pode-se encontrar muitas dificuldades e perturbações. Muitas dúvidas e perguntas surgem. É somente quando essas dificuldades são enfrentadas diretamente e as preocupações são suportadas com paciência e coragem que podemos entender a verdadeira natureza da Realidade. Você não deve permitir ser esmagado, de nenhuma maneira, por dificuldades e tristezas, dúvidas e decepções. Você deve ter fé. Tenha confiança em si e esforce-se para entender bem a natureza do amor de Deus. Assegure-se de que o amor seja a meta sagrada da vida humana. O poder de transformação do Amor não tem limites.

SATHYA SAI BABA

sábado, 20 de dezembro de 2008

PENSAMENTO PARA O DIA – 20/12/2008

O aspirante espiritual (Sadhaka) está servindo a Deus ou Deus está servindo o próprio Sadhaka? O serviço que o aspirante espiritual está fazendo é trivial. Ofertar a Deus o que Ele mesmo forneceu é como ofertar ao rio sua própria água. A verdade é que é Deus quem está prestando serviço ao devoto. Todas as capacidades dadas por Deus devem ser usadas no serviço do Divino. Não há nenhuma necessidade de ir em busca de Deus. De fato, Deus está sempre procurando o devoto genuíno e firme. O Sadhaka aproxima-se de Deus para a satisfação dos seus desejos. Ele está em busca de benefícios insignificantes e passageiros. Ele não procura entender a natureza do amor verdadeiro ou a Divindade que é a base de tudo. - SATHYA SAI BABA

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sai Inspira – 15 de Dezembro de 2008

O Sacrifício é o sal da vida, é o segredo da paz e da alegria. Todos os sentidos são egocêntricos, egoístas. Eles devem ser controlados para que não possam ficar no caminho do sacrifício. Eles devem ser ensinados a ser "dirigidos pelo interno", na direção do Atma, que é o Ser Universal. Essa experiência é adquirida, confiando-se os sentidos ao Senhor. Todos devem passar pelo processo das boas ações para que aja a expansão do Amor, e no Amor, deve-se aprender as lições do sacrifício, dedicação, e de entrega ao Senhor. - Palavras de Sathya Sai, Vol. 5, Cap. 18, 27 de março de 1965.

Sai Inspira – 14 de Dezembro de 2008

A conseqüência de um carma pode ser dizimado apenas através do carma, tal como um espinho pode ser removido somente por meio de outro. Faça bom carma para amenizar o sofrimento do carma ruim que você tenha feito, e do qual você sofre agora. O melhor e o mais simples carma é a repetição do Nome do Senhor. Esteja permanentemente empenhados no mesmo. Isso irá manter distante as más tendências e os pensamentos ímpios, e ajudá-lo a irradiar amor ao seu redor. - Palavras de Sathya Sai, Vol. 5, Cap. 17, 26-Mar-1965.

domingo, 14 de dezembro de 2008

PENSAMENTO PARA O DIA – 14/12/2008

Qualquer atividade em que se esteja envolvido, há que, tão espontaneamente como se respira, sempre estar consciente disso: "Eu nasci para servir a Deus e para realizar meu verdadeiro Ser". Todas as ações - comer, caminhar, estudar, servir etc. - devem ser executadas na fé de que elas o levam à Presença Divina. Tudo deve ser feito com um espírito de dedicação ao Senhor. - SATHYA SAI BABA

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"Pratique o ver as Mãos de Deus em tudo o que acontece.
Assim, você nunca sofrerá por nada." - Sai Baba
“Todo ser humano no presente é a somatória de experiências vividas no passado, e esse registro que cada ser traz em si impresso, repercute de forma saudável e/ou patológica no seu presente” - Godoy
"Nenhum homem ou mulher “culto” jamais mostrará raiva em sociedade. Controlar e reprimir toda mostra de desagrado é demonstração de boas maneiras, certamente, mas também uma considerável façanha em matéria de hipocrisia e dissimulação. Há um lado oculto nesta regra de boa educação, e ele é revelado em um provérbio oriental: “Não confie num rosto que nunca mostra sinais de raiva, nem num cachorro que nunca late”. O animais de sangue frio são os mais venenosos." - HPB
"Todos os poderes do universo já nos pertencem.
Somos nós que colocamos as mãos sobre os olhos e reclamamos da escuridão. Saiba que a escuridão não existe à nossa volta.
Retire as mãos dos olhos e perceberá que, desde o começo,
a luz sempre esteve ali. Jamais existiu escuridão. Jamais existiu fraqueza. " - Swami Vivekananda.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

FRUTAS, O ALIMENTO MARAVILHOSO

Há vários argumentos acerca do homem ser herbívoro (vegetariano), carnívoro ou Omnívoro (que pode comer ambos). De fato, há evidências enormes a sugerir que o homem é frutívero! É possível viver somente com uma combinação de frutas e grãos, e nunca sofrer de mal nutrição. Melhor, provavelmente viveríamos "rosados" de tanta saúde!

Entretanto, frutas, como hoje são ingeridas pela maior parte das pessoas, podem, positivamente ser danosas.

A maior parte das pessoas come frutas:

(a) após as principais refeições,

(b) combinadas com derivados de leite na sobremesa,

(c) cozida ou assada.

Isto não está certo.
As frutas devem ser comidas com o estômago vazio.

As frutas nunca devem ser combinadas com leite ou grãos.

Frutas devem ser comidas cruas.

Por que? Isto torna-se claro quando nós compreendemos como as frutas são digeridas pelo corpo.

Após serem bem mastigadas, as frutas entram no estômago por um curto período (15 a 20 minutos para a maioria, meia hora para as bananas), e, então, prosseguem para o intestinos onde são digeridas com a utilização de suas próprias enzimas. Se são comidas depois de uma refeição, permanecem no estômago sobre os alimentos ingeridos antes e fermentam porque não conseguem uma passagem para descer aos intestinos. Não somente as frutas tornam-se completamente inúteis, como podem tornar-se a causa de acidez, indigestão, gases, cólicas, prisão de ventre e outras doenças.

Por esta mesma razão não podem ser combinadas com qualquer outro alimento. Estes, precisam permanecer no estômago por várias horas para digestão.

Cozinhar a fruta destrói suas enzimas auto-digestivas e as transformam em fardos para o corpo.

De fato, acidez, cólica, indigestão, prisão de ventre, podem ser auxiliadas, substancialmente, por comermos frutas, ao menos meia hora antes das refeições. Sofredores crônicos destes problemas devem abster-se de comer qualquer pão, no café da manhã. Eles devem comer somente frutas frescas.

Quando estivermos "morrendo de fome" frutas são a melhor aposta. Elas fornecem energia rápida e eficientemente, sem usar as reservas do corpo (outros alimentos usam energia em quantidades massivas, no processo da digestão).


Fonte: http://www.saisanjeevini.com.br/fruit.htm